Skip to content

Audrey Ruggiero

Menu
  • Audrey Ruggiero
  • Formação
  • Acompanhamento terapêutico
  • Escuta terapêutica
  • Contato
Menu

Escuta terapêutica

A escuta terapêutica se mostra como uma estratégia de comunicação essencial para a compreensão do outro, afinal, é uma atitude positiva de calor, de interesse e de respeito, portanto, terapêutica. Existetem diversos modos de nomear este processo: escuta ativa, integral ou atenta, ouvir de forma reflexiva, escuta compreensiva, escuta empática, escuta ativa e, por fim, escuta terapêutica.

A Escuta Terapêutica pode ser definida como um método de responder aos outros de forma que incentive uma melhor comunicação e uma clara compreensão das preocupações e desconfortos pessoais. É uma técnica ativa e dinâmica, que exige certo esforço por parte do ouvinte em identificar os aspectos verbais e também os aspectos não verbais da comunicação.

A Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvido pelo psicólogo Carl Rogers, utiliza a escuta de maneira a valorizar a pessoa como sujeito que busca desenvolvimento e possui essa capacidade. Entretanto, diversas escolas psicológicas, ou seja, diversas abordagens utilizam a escuta terapêutica. No acompanhamento terapêutico, a escuta pode minimizar angústias, sofrimento do acompanhado, pois é o diálogo que possibilita ao indivíduo ouvir o que está dizendo, induzindo-o a uma autorreflexão.

A prática da escuta reconhece o sofrimento da pessoa e o ato de ouvir assume que há algo para ser ouvido. Desse modo, a escuta oferece a oportunidade da pessoa ouvida, falar e se expressar. Como Acompanhante terapêutico a escuta é atenta, compassiva e reconfortante.

©2021 Audrey Ruggiero | Built using WordPress and Responsive Blogily theme by Superb